Geração de Teóricos

Abaixo, uma breve descrição biográfica dos autores que fizeram e fazem parte de cada Geração/Dimensão da Avaliação.


PRIMEIRA GERAÇÃO:
Alfred Binet e Theodore Simon criaram a Escala de Binet-Simon

Alfred Binet
Nasceu em 8 de julho de 1857 em Nice, faleceu em 28 de outubro de 1911, Paris, pedagogo e psicólogo francês. Ficou conhecido por sua contribuição à psicometria, a saber, foi o inventor do primeiro teste de inteligência, a base dos atuais testes de QI.  

  Théodore Simon
 Nasceu em 10 de julho de 1872 em Dijon, Borgonha, França, e falecido em 1961, Formado em Medicina, desenvolveu estudos sobre indivíduos com deficiência mental. 


 
 Wilhelm Stern 
Psicólogo e filósofo alemão, nascido 29 de abril de 1871, faleceu em 27 de março 1938, fundador, com Binete Galton, da psicologia diferencial. Criou, na Universidade de Hamburgo, um laboratório de psicologia Ele recebeu seu doutorado em Psicologia pela Universidade de Berlim, em 1893. Lecionou na Universidade de Breslau 1897-1916. Em 1916 foi nomeado professor de Psicologia na Universidade de Hamburgo, onde permaneceu até 1933 como director do Instituto psíquicas. Stern, um judeu, foi afastado por Hitler após a ascensão do regime nazista poder. Ele emigrou primeiro para a Holanda e, em seguida, para os Estados Unidos em 1933, onde foi nomeado Professor e Professora na Duke University. Ele ensinou na Duke até sua morte em 1938 por causa de um ataque cardíaco.
Em 1912, Wilhelm Stern propôs o termo QI (quociente de inteligência) para representar o nível mental.


Lewis Madison Terman
Psicólogo norte-americano, nascido em 15 de Janeiro de 1877 no Condado de Johnson, Indiana, faleceu em  21 de Dezembro de 1956, em Palo Alto, Califórnia, desenvolveu a sua atividade profissional na Universidade de Stanford. Foi aí que começou a interessar-se pelo estudo das crianças sobredotadas, tendo realizado vários trabalhos sobre testes e escalas de inteligência.
SEGUNDA GERAÇÃO
Benjamin Bloom
Foi professor da Universidade de Chicago que concebeu uma taxonomia dos objetivos educacionais que exerceu uma influência muito importante nos processos de planificação e de avaliação. A partir dos anos 60, o contributo de B.S. Bloom para a planificação e a avaliação do ensino passou a ser matéria de estudo obrigatória em todos os Cursos de Formação de Professores
Ralp W. Tyler elaborou testes que poderiam avaliar se os estudantes estavam aprendendo aquilo que os professores pretendiam que eles aprendessem. 
TERCEIRA GERAÇÃO 
 
Pierre Bourdieu Pierre  Félix Bourdieu   
Importante sociólogo francês, de origem campesina, filósofo de formação, chegou a docente na École de Sociologie du Collège de France, instituição que o consagrou como um dos maiores intelectuais de seu tempo. Desenvolveu, ao longo de sua vida, mais de 300 trabalhos abordando a questão da dominação e é, sem dúvida, um dos autores mais lidos, em todo o mundo, nos campos da Antropologia e Sociologia, cuja contribuição alcança as mais variadas áreas do conhecimento humano, discutindo em sua obra temas como educação, cultura, literatura, arte, mídia, lingüística e política. Também escreveu muito analisando a própria Sociologia enquanto disciplina e prática.
A Reprodução, é uma das suas obras de maior relevância, nela  Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron desenvolvem uma teoria geral da violência simbólica legítima.
Georges Snyders
Nasceu em 1917, foi educador francês, historiador e critico da pedagogia de forte influencia marxista e autor de várias obras, como: “Escola, classe e luta de classes”.
Defendeu as pedagogias não diretivas, com a pretensão de resolverem os problemas educativos e sociais através da liberação do ser natural que é a criança, deixando-a realizar sua natureza humana livremente.
Sugere que a escola tenha audácia, corra o risco de assumir sua especificidade, jogar totalmente a carta de sua especificidade.
 Cipriano Carlos Luckesi
Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Bahia (1970), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (1976) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor pós-aposentado da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia.
 Jussara Maria Lerch Hoffmann
 Nasceu em Bagé, Rio Grande do Sul, formada em Letras pela UFRGS, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou o Mestrado em Educação/Avaliação na UFRJ. No seu regresso a Porto Alegre, atuou na Delegacia de Educação/SEC, na PUCRS - como docente em Metodologia do Ensino Superior - , ingressando na Faculdade de Educação da UFRGS, por concurso, em 1986. Nesta universidade, desenvolveu estudos e pesquisas em avaliação e educação infantil e aposentou-se como Professora Adjunta em 1996 para assumir a Direção da Editora Mediação - onde atua até este momento, responsável pela seleção de obras, projeto editorial e revisão técnica, com mais de 120 obras editadas. Suas obras mais edições são: AVALIAÇÃO MITO E DESAFIO uma perspectiva construtivista e AVALIAÇÃO MEDIADORA uma prática em construção da pré-escola à universidade.
QUARTA GERAÇÃO
Guba e Lincoln
 
QUINTA GERAÇÃO
Robinson Moreira Tenório
Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: epistemologia, avaliação da aprendizagem, avaliação, ensino de ciências.
SEM IMAGEM
Marcos Antonio Vieira
Graduado em Musicoterapia pela Universidade Católica do Salvador (1998) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Doutorando em Educação (UFBA). Atualmente é Coach (consultor de desenvolvimento de equipes) na Dow Química do Brasil.