Representações Sociais da Avaliação.




Punição


A palmatória foi o instrumento de punição física de estudantes mais utilizado no mundo. Seu uso ainda é popular em alguns países orientais. Já no ocidente, a Inglaterra só a proibiu em 1989.

No Brasil, esse instrumento foi introduzido pelos jesuítas, como forma de disciplinar os indígenas resistentes à aculturação. A prática foi perpetuada pela escravidão africana. Os senhores a utilizavam como um dos muitos castigos aplicados aos negros desobedientes. Ao final do século XIX, quando a educação dava seus primeiros passos em nosso país, a palmatória migrou para a escola.

Devido as campanhas pelo fim da violência infantil da década de 1970, o castigo corporal foi condenado. Transformado em crime na década de 1980, o uso do instrumento foi definitivamente abolido com a elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990.


http://edart.yolasite.com/palmatoria.php Acessado em 16/05/2010


Filtro Social




Castigo



Durante muito tempo, o castigo físico foi visto como forma de auxiliar à educação, inclusive nas escolas, tendo o professor total apóio de pais e demais elementos sociedade na prática desse ato que hoje é considerado crime. Apesar de não mais ocorrerem castigos físicos, já que o mesmo é punido por lei, Ocorre hoje a violência psicologia ou a violência Simbólica (conceito elaborado pelo sociólogo Pierre Burdieu).



Medo
A avaliação ainda provoca em muitos alunos medo, inclusive de ser punido caso não alcance o numero desejado pelo avaliador.